O poder da Dança Parte 1

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Olá, meus queridos!
durante esta semana falarei sobre a dança, todo tipo de dança, sobre o poder que ela tem.
A dança é um diálogo onde as palavras se transformam em movimentos.
O que é a dança para você? O que ela significa?
Alguns defendem que cantar é mais sublime, é mais significativo que a dança... porém, em minha opinião, a dança e a musica se completam... são duas coisas essenciais em nossa vida. Com o ritmo da música, o corpo entra em transe, é um momento unico, sagrado... é algo especial.
Quando os rockeiros balançam suas cabeças seguindo o ritmo da bateria, da guitarra, estão entrando em transe, em puro êxtase. A dança e a musica, ambos são rituais sagrados para a humanidade desde os primeiros tempos.
Através da dança e da música, Tribos celebram seus deuses. Alguns evangelicos considerarão isso como macumba ou algo do tipo... mas eles próprios celebram Deus através de suas canções, e suas músicas, levantam as mãos para o céu... são rituais ao Deus que eles seguem...
Assim existem a dança do acasalamento dos animais.
Isso também acontece entre nós humanos, a dança erótica, danças sensuais que as mulheres usam para seduzir os homens, essa é uma dança do acasalamento.
A dança está em tudo, em todas formas humanas... Sinta o seu corpo,preste atenção quando ouve uma musica, veja como o seu corpo reage...
Quando você está quieto, esperando alguma coisa que passa horas e horas e você fica ansioso, mexe seus dedos, batem os pés... é uma dança... tudo é dança!


E hoje na primeira parte da série sobre danças, falarei um pouco sobre a dança do ventre.
A origem da dança do ventre é polêmico, onde há diversas versões e contradições.
Mas uma das versões diz que ela veio do antigo Egito, que segundo eles, era um ritual ligado a fertilidade da terra e da mulher




Originalmente o nome da Dança do Ventre é Racks el Sharqi, cujo significado do árabe é Dança do Leste. Posteriormente este nome foi traduzido pelos franceses como Danse du Ventre e pelos norte-americanos como Belly Dance.

Chegou ao Brasil, portanto, como Dança do Ventre, ou Dança Oriental Árabe ou ainda Dança do Leste que seria a forma mais correta de chamá-la, de acordo com a tradução do árabe para o português.

A Dança do Ventre é uma dança de origem oriental, cujo surgimento exato em termos de localização histórica e geográfica nos é desconhecida. Ou seja, não se sabe ao certo onde e nem quando a Dança do Ventre se originou.

A literatura histórica sobre este assunto é escassa e duvidosa, e os poucos autores que se arriscaram a escrever sobre isso concordam.

Há poucos documentos e registros que atestam o passado histórico da Dança do Ventre.

Devido à dificuldade de encontrar informações confiáveis, surgem diversas interpretações, teorias e hipóteses.

A mais aceita delas diz que a Dança do Ventre surgiu no Antigo Egito, em rituais, cultos religiosos, onde as mulheres dançavam em reverência a deusas.

Com movimentos ondulatórios e batidos de quadril, as mulheres reverenciavam a fertilidade, celebravam a vida.

Ou seja, tratava-se de uma dança ritualística, em caráter religioso, sem apresentações em público.

Essas mulheres reverenciavam as deusas que acreditavam ser as responsáveis pela vida da terra, pela vida gerada no ventre da mulher, e pelos ciclos da natureza.

Há quem diga que ao dançarem as mulheres também se preparavam para ser mães, já que a movimentação da Dança do Ventre ajudava a fortalecer a região pélvica, facilitando o parto.

Dizem que quando os árabes invadiram o Egito, eles se apropriaram da Dança do Ventre e a disseminaram para o resto do mundo.



Bem, queridos
No próximo post falarei mais sobre outras danças, rituais pagãos que ainda resiste em nosso mundo!


Blessed Be!!

Um comentário:

Truco ladrão disse...

apesar de o TL! não ser mto desse ramo
não tem como reconhecer que o post é bom
somos bem ecléticos haha
parabéns bem escrito, td beem detalhado
e continue assim ;D

sucesso ae e mais uma vez parabéns pelo blog

http://trucoladrao.blogspot.com
Londrina - PR

Postar um comentário